domingo, 1 de agosto de 2010

Agenda: Exposição Anita Malfatti

A Festa da Cor, Anita Malfatti, 1889-1964
.
.
.

Dividida em sete módulos dispostos em ordem cronológica, a exposição "Anita Malfatti - 120 anos de nascimento", ocupa todo o primeiro andar do Centro Cultural Banco do Brasil até o final de setembro.
.
Gosto muitíssimo de alguns de seus quadros, mas não consigo abandonar a sensação de que me soam muito referenciais. A artista flertou com o expressionismo (fase que mais me agrada), o cubismo, o impressionismo naturalista, a arte naïf e o academicismo. Diversidade de estilos à parte, Anita Malfatti é sem dúvida uma pintora de excepcionais recursos, que parecia interrogar-se permanentemente. Assistir a exposição é uma grande pedida.
.
.
Exposição "Anita Malfatti - 120 anos de nascimento"
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro (Salas A à F, primeiro andar)
Ter à Dom, das 10h às 21h
De 01 de agosto à 26 de setembro de 2010
Entrada Franca

.

.

O Farol, 1915
.
.
.
Quintal com Casario, s.d.
.
.
.
A Japonesa, 1924
.
.
.
Meu irmão Alexandre, 1914
.
.
.
Tropical, 1917
.
.
.
O Homem Amarelo, 1915-1916
.
.
.
Paisagem de Ouro Preto, 1948
.
.
.
O Camponês, s.d.
.
.
.
As Margaridas de Mário, 1922
.
.
.
La Rentrée, 1927
.
.
.
Mário de Andrade I, 1921-1922
.
.
.
A Estudante Russa, 1915
.
.
.

Eu tenho a alma errante
e vago na terra a sonhar maravilhas...

Não para um momento!
Eu busco irriquieto o meu sonho inconstante
e sou como as asas, as velas, as quilhas,
as nuvens, o vento...

Eu sou como as coisas inquietas: o veio
que canta na leira; a fumaça que voa
na espira que sobe das achas; o anseio
dos longos coqueiros esguios;
a esteira de prata que deixa uma proa
no espelho dos rios.

Eu tenho a alma errante...

Boêmio, o meu sonho procura a carícia
fugace, procura
a glória mendaz e preclara.
Sou como a veia fenícia
ao largo, uma vela distante...

Eu tenho a alma errante...

E sinto uma estranha delícia
em tudo que passa e não dura,
em tudo que foge e não pára...
.
Menotti Del Picchia.
.
.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails