terça-feira, 6 de julho de 2010

Mil Fridas...

Concluindo "La mesa Herida", © Foto de Bernard Silberstein, 1940
.
.
.

Frida Kahlo faria 103 anos hoje. Coincidência ou não, chegaram às livrarias brasileiras dois livros essenciais para os admiradores da pintora mexicana.
.
.
.
Frida Kahlo: suas fotos, Ed. Cosac Naify, 524 páginas
.
.
"Frida Kahlo, suas fotos" traz 410 imagens que pertenciam ao acervo pessoal de Frida, e só foram descobertas em 2007. Dividido em sete temas que abrangem passagens significativas, como suas origens, o período em que viveu na casa azul, o acidente que sofreu, os amores e seu engajamento político, o livro tem organização e introdução do fotógrafo Pablo Ortiz Monasterio.
.
.
.
Diego e Frida, J.M.G. Le Clézio, Ed. Record, 240 páginas
.
.
Em sua biografia, o escritor Jean-Marie Gustave Le Clézio esmiuça a união improvável dos dois pintores e traça paralelos entre suas afinidades artísticas, as personalidades e os ideais revolucionários do marxismo.
.
.
.
.

_________________________________

"A arte nunca substituiu para Frida, a realidade da maternidade, mas permitiu que suportasse essa contradição, essa maldição, que a expusesse como uma realidade exterior para não guardá-la como um mal que corrói por dentro. A arte, para Frida, é uma outra maneira de animalidade, uma pulsão natural, irrefletida - é por isso que os surrealistas se entusiasmaram com sua pintura -, uma necessidade absoluta que a vincula a um mundo do qual o destino a excluiu peremptoriamente. A arte, a infância, a beleza, a violência, o amor, estão estreita e indissoluvelmente misturados..."

.
J. M. G. Le Clézio, in: Diego e Frida.
.
.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails